quinta-feira, 27 de setembro de 2012

"Carurú " "Comida Baiana"

Carurú é dos pratos típicos da Bahia. Em todos os restaurantes Baianos, as sextas feiras e muitos aos sábados também servem "Carurú " sempre acompanhados de "Vatapá" que também é outro prato que faz parte do folclore Baiano. Ele é servido com arroz  branco,  Mariscada, Galinha de Xinxim, ou uma bela Moqueca de peixe, bacalhau. Hoje aquí posto o Carurú, mas fiz ele, o Vatapá e uma Mariscada, para acompanha-lo com chave de ouro. Prometo no decorrer desses dias postar tudo. Fiz mesmo no sentido de divulgar a comida típica Baiana 
 
 
 
 
Eu servir desta forma: Carurú acompanhado de Vatapá, arroz branco e Mariscada. Nos dias seguintes postarei os acompnhamentos, fico devendo, porém vou cumprir.
 
 
Ingredientes do Carurú
 
1 kg. de quiabos cortados miúdinho ( cortase o quiabo ao meio e depois no sentido de cruz, e aí as rodinhas, que fica bem pequeno os pedacinhos)
500 g. de cebola  + 1 xícara de 250 ml. de azeite de dendê  + 50 g. de castanha de cajú e 50 g. de amendoim torrado + 800 ml. de água + 1 colher se sopa de suco de limão (para tirar o efeito baboso do quiabo) + ( o sal você acerta no final de tudo, pois o camarão é salgado + 400 g. de camarões secos  e triturados no liquidificador
 
Obs: Atenção > Lave e retire os olhos e os rabinhos do camarão.
 
Em uma panela que possa caber uns 5 litros, você ponha a água e leva ao fogo até ferver. Agora ponha o quiabo cortadinho e o suco de limão, deixe cozinhar até o caroço do quiabo ficar rosado (isso quer dizer que já está no ponto), agora ponha a cebola, a castanha e amendoim  batidos no liquidificador, junto com os camarões (agregue um pouco de água para facilitar bater) ( reserve alguns camarões  para por inteiro ou mesmo enfeitar o prato, agora ponha o azeite e prove para saber se precisa de sal, deixe cozinhar um pouco e tá pronto.
 
Você poderá  acompanhar o Carurú com Galinha cozida, frita ou assada.  Peixe frito, ou cozido, Camarões ou uma boa Mariscada. E também fica muito bom com sardinhas fritas, arraia de moqueca etc...
 
 
 
 
 
 
 
 

19 comentários:

  1. Tem muito bom aspecto esse seu prato!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, eu tive uma vizinha que era de ITABUNA, no dia de São Cosme e São Damião, ela fazia carurú e vatapá e oferecia p/as crianças, eu não era mais criança, mas ela sempre mandava p/ mim.
    Gente, como era gostoso, muito bom mesmo...

    Mudei, a vizinha morreu e acabou-se o carurú ...
    Essa semana eu fiz carurú CARIOCA kkkkkkkkkkk
    Quiabo com camarão, depois vou postar.

    OBS: SE começar a rir do meu carurú , acabou a amizade viu?

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    N/ convido mais p/ lanchar......

    Bjsssssssss amiga, a nossa amizade veio p/ ficar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinha, só voce mesmo viu......pra fazer carurú e me perturbar assim com seu ca....carioca hehehhehh.bjos

      Excluir
  3. oi Nina,já provei essas delicias quando fui passear pelo Nordeste.Bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  4. Olá Nina,
    comidinha boa, e com este tempinho frio, melhor
    ainda, que delícia......hummmmm!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá Nina: minha amiga, esta parece uma comidinha "de conforto" para os dias frios. Com camarão,deve ser muito bom.Troco,na boa,uma pizza das minhas por um pratinho desse carurú,eheh.
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Hummmmmmm, que delícia de receita!
    Dá até vontade de arriscar meu lado prendada e fazer essa receita, aproveitar e postar no meu Blog, hein?
    Haha... Parabéns, você é muito prendada!
    Beijos da Yke.

    ResponderExcluir
  7. Leída tu receta, ya tengo en cuenta la observación de retirar los ojos y los rabitos al camarón, jjjjj que estupenda receta!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ola nina, já estou te seguindo UM TEMPINHO e vim hoje procurando novas receitinhas e essa esta ótima sabe porque está tão boa ? porque eu comi dessa delicia . hum.... só de pensar da água na boca
    .... beijinhos , voltarei sempre que poder .

    ResponderExcluir
  9. Nina adoro a culinária baiana, tinha um restaurante perto de casa em São Paulo que eu ia toda sexta-feira comer alguma coisa e esse caruru é uma delicia, não sabia como fazai. Adorei, ficou bem apetitoso. Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Nina eua amo comida bahiana , q fome deu...hummmm amo tdo q tem ai....delicia

    Bjsss

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia este prato mas gostei muito. Bom fimn semana. Bjs

    ResponderExcluir
  12. que delícia de comidinha.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  13. Olá Nina, Eu Já experimentei cururu uma vez, é bem diferente e muito gostoso.
    Tenha um ótimo fim de semana, bjs Oslaine.

    ResponderExcluir
  14. NBina querida, pode participar do sorteio sim, nada a ver com fim não flor, bora tentar a sorte, to te esperando e já estou seguindo este seu blog delicioso,bjsss

    ResponderExcluir
  15. Nina querida bom dia!

    Eu amo comida baiana, fui em Porto Seguro em 2011 e me acabei voltei 3 kilos mais gorda rsrsrs.
    Seu prato está lindo além do que deve ter ficado delicioso.
    Excelente final de semana.
    Abraços.
    Camila Marinho.

    ResponderExcluir
  16. Como não amar a bahia que nos presenteia com tanta cultura, alegria, música e comidas maravilhosas? Lindo este prato. Beijos =*

    ResponderExcluir
  17. Nina,
    adoro estas comidas bem preparadas! Em casa, já fiz vatapá e xinxim de galinha. Adoro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ai que fome! É só passar por aqui que tenho que ir pra cozinha comer, porque seu blog me dá muita fome.

    Parabéns querida.

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!