segunda-feira, 22 de outubro de 2012

"Lombo ao molho de ameixa"

Como já disse algumas vezes aquí, eu como mais carnes que frango, pois tenho algumas alérgias. Nesse domingo só tinhamos eu e o marido para o almoço, resolvi fazer mais um lombo, que me agrada bastante.

 

Fiz também uma saladinha para desentoxicar o sistema, pois a idade é ingrata, e véia tem que se cuidar kakakakaka.
Para a saladinha fiz uma mistura: 1 pêra, 1 maçã 1 kiwi, 2 tomates e algumas folhas de acelga c/ um vinagrete.
 

Ingredientes:

Um bom pedaço de chã de fora 1,500 kg. de boi + 1e 1/2 colher (sopa/rasa) de sal + 4 cravos da  índia + 2 folhas de louro +  4 dentes de alho + 1 colher  (sobremesa) de pimenta do reino + 1 colher de colorau + 100 ml. de vinagre ou (vinho branco) + 1 cebola média ralada + 100 ml. de óleo pra refogar a carne.

Para  rechear a carne:

 1 pimentão vermelho ou amarelo + 100 g de bacon  + 1cebola cortada e pétalas +  10 ameixas secas
( Corte tudo em tiras grossas e depois que temperar a carne, encha-a com tudo isto )

Lave a carne inteira, faça um corte interno  no sentido do comprimento  em forma de cruz e reserve até que o tempêro fique pronto.
Machuque o sal juntamente com o alho, os cravos, a pimenta do reino, colorau, passe no ralador 1 das cebolas, misture o vinagre e rasgue as folhas de louro.

Molhe toda a carne com esse tempêro e depois encha com os temperos e bacon e trave a carne com alguns palitos pra que o tempero não sai  e guarde na geladeira para cozinhar no dia seguinte.

No dia seguinte, ponha a panela no fogo, deixe aquecer bastante e sele a carne de todos os lados, agora despeje o resto do tepero que ficou vire a carne mais algumas vezes e vá pondo água fervente aos poucos até  cozinhar lentamente e o molho engrossar, quando estiver quase boa acrescente as ameixas s/ caroços e deixe ferver um pouco mais, ponha mais um pingado de água e aguarde ferver, desligue e depois é só fatiar e servir.








 
 

12 comentários:

  1. Olá amiga, uma delícia esse lombo! gostei muito.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Uma maravilha de lombo e uma bela salada.
    Fica uma refeição bem apetitosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Nina, esta sua sugestão parece muito saborosa! Eu nunca fiz carne com molho de ameixa, um dia destes vou experimentar.
    Beijos, Oslaine.

    ResponderExcluir
  4. Que delicia de carne. Ficou perfeito. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que rico plato ….. apetece ahora un poco

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina,
    Vim agradecer pelo comentário que deixou no meu blog! Muito obrigada pelas palavras de força e carinho. Estou me recuperando aos poucos, é um processo lento, mas se Deus quiser eu chego lá!
    Bela receita e uma salada é sempre mt bem-vinda!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  7. Que bom aspecto! Parece ser mesmo delicioso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Que delícia de lombo,adorei a salada
    beijos

    ResponderExcluir
  9. oi Nina,que delicia de lombo e com ameixa o sabor e sensacional bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  10. Olá Nina,
    aqui em casa comemos muito frango principalmente o filé
    de peito, a minha carne predileta é a carne de porco.
    Amo ameixas, sua carne ficou linda e irresistível!

    Que as bençãos de Deus esteja sempre em seu lar!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Nina, pois eu adorei a saladinha, supervitaminada!!! Faz mesmo bem para desintoxicar ;)
    Beijinhos, boa terça!
    Madalena

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!