domingo, 30 de setembro de 2012

" Mariscada "

Com uma boa mistura de mariscos,  peixes e camarões fiz esta mariscada para dois gulosos comerem, mas acabou que rendeu bastante e tivemos convidados de última ora. Nesse dia minha filha havia me ligado como de costume, prá saber como estavamos.  Eu disse prá ela que estava  preparando um carurú com vatapá e mariscada pró almoço e logo ela disse: Guarde o meu. Ela não contou conversa, ligou pró  marido e se acertaram prá quando sair do trabalho a noite pegar a estrada e vir jantar de surpesa.  E assim fizeram, mas foi uma boa surpresa!  Na chegada me disseram que era dia de São Cosme e Damião e  estavam procurando diversão. Mãe adora essas chegadas inesperadas dos filhos...mas vamos a receita. 
 
 
 
 
Ingredientes para   mariscada  que  8 porções (bem generosas)
 
 
1 kg. de postas de peixe do seu gosto (eu fiz c/ Caçunete) + 500 g. de Camarões limpos + 250 g. de sirí catado  + 250 g. de sururú + 250 g. de mexilhões  +2 limões +1 1/2 colher de sal + 3  tomates maduros + 2 cebolas grandes + 3 dentes de alho + 4 ramos de coentro + 1 ramo de cebolinha verde +1 pimentão vermelho ou amarelo +  50 ml. de azeite doce 50 ml. + de azeite de dendê + 300 ml. de leite de coco  ( eu gosto de usar o coco ao natural, bato o coco c/ água) 
 
Comece lavando o peixe e reservando,  assim como os mariscos também. Agora rale o alho com o sal e 1 cebola (a outra deixe prá por em rodelas) e esprema os limões e ponha também 1 tomate cortadinho, ponha uma parte desse tempero no peixe e a outa metade nos mariscos e camarões e depois arrume tudo isso num tacho prá fazer moqueca, Agora corte o resto dos tempêros em rodelas e
arrume tudo, ponha os azeites por cima e aguarde um tempo para pegar sabor, pelo menos uma hora.  Quando levar ao fogo o tacho aí ponha o leite de coco e deixe cozinhar tampado por um tempo até que sinta o cheiro de moqueca pronta. Deixe tampado até o momento de servir. 
 
Obs: Nessa mariscada voce pode por todos os tipos de frutos do mar  como lulas , lagostas, sirí mole e outros.  Fica ao gosto de quem esta desejando saborear um prato inesquecível.  Bom Aptite!
 
 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"Vatapá"

O Vatapá é um dos pratos de acompanhamento da comida Baiana que faz parte do Folclore e muito apreciado por todos que o provam. Os turistas quando chegam a Bahia logo querem provar de todas as iguarias que faz parte do culto Afro-Brasileiro. Quero aquí deixar para posteridade.  Aos meus Netos (ainda não os tenho, mas sou paciente..... hehehehe) todas os pratos que ao longo dos anos preparei e sempre foram elogiados pelos que degustaram.


Ingredientes pró Vatapá:

250 g. de camarões secos  ( limpos sem rabos e olhos e batidos no liquidificador)

1 coco seco grande (cortado e batido no liquidificador) Eu costumo passar os pedaços no processador e depois bater com água quente, pois sai todo o leite.

1 litro de água  (para bater o coco)

2 xícaras de farinha de mandioca  (farinha bem fina e com bastante goma, caso não tenha goma adicione 2 colheres de amido de milho ou polvilho  (aquele que faz pão de queijo) esse é o segredo do vatapá, ele tem que ter liga.

1 xícara de azeite de dendê

4 cebolas 1/2 xícara de  amendoim torrado + 1 xícara e castanha de cajú + um pedacinho de gengibre ( do tamanho de uma azeitona  grande)

1 colherinha de sal  ( deixe para acertar o sal após misturar tudo, pois o camarão é salgado)

Observação:  Reserve alguns camarões para enfeitar o prato

Comece limpando os camarões e  batendo no liquidificador, depois bata  o coco  com água, e reseve. Agora misture os camarões, o coco batido a cebola cortada, a castanha e amendoim o gengibre, bata tudo e numa panela que comporte, ponha junto com a farinha e leve  ao fogo mexendo como se fosse um pirão (atenção só ponha o azeite durante o cozimento, mexa bastante para não embolar a massa, e quando estiver soltando da panela  (como brigadeiro )  já está cozido. Despeje na travessa que irá servir e   enfeite com alguns  camarões para o  prato ficar com visual de festa.


Aquí o vatapá está acompanhado de outras iguarias: Mariscada, Carurú e arroz prá formar um prato completo.


O Vatapá pode ser servido só com um peixe assado, ou com galinha cozida ou assada, ou uma moqueca de camarões ou bacalhau  (ou como desejarem)

Amanhã eu postarei a Mariscada e nas semanas seguintes farei uma galinha de Xinxim,  para que vocês tenham muitos pratos da culinária Baiana. Bom apetite!
 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

"Carurú " "Comida Baiana"

Carurú é dos pratos típicos da Bahia. Em todos os restaurantes Baianos, as sextas feiras e muitos aos sábados também servem "Carurú " sempre acompanhados de "Vatapá" que também é outro prato que faz parte do folclore Baiano. Ele é servido com arroz  branco,  Mariscada, Galinha de Xinxim, ou uma bela Moqueca de peixe, bacalhau. Hoje aquí posto o Carurú, mas fiz ele, o Vatapá e uma Mariscada, para acompanha-lo com chave de ouro. Prometo no decorrer desses dias postar tudo. Fiz mesmo no sentido de divulgar a comida típica Baiana 
 
 
 
 
Eu servir desta forma: Carurú acompanhado de Vatapá, arroz branco e Mariscada. Nos dias seguintes postarei os acompnhamentos, fico devendo, porém vou cumprir.
 
 
Ingredientes do Carurú
 
1 kg. de quiabos cortados miúdinho ( cortase o quiabo ao meio e depois no sentido de cruz, e aí as rodinhas, que fica bem pequeno os pedacinhos)
500 g. de cebola  + 1 xícara de 250 ml. de azeite de dendê  + 50 g. de castanha de cajú e 50 g. de amendoim torrado + 800 ml. de água + 1 colher se sopa de suco de limão (para tirar o efeito baboso do quiabo) + ( o sal você acerta no final de tudo, pois o camarão é salgado + 400 g. de camarões secos  e triturados no liquidificador
 
Obs: Atenção > Lave e retire os olhos e os rabinhos do camarão.
 
Em uma panela que possa caber uns 5 litros, você ponha a água e leva ao fogo até ferver. Agora ponha o quiabo cortadinho e o suco de limão, deixe cozinhar até o caroço do quiabo ficar rosado (isso quer dizer que já está no ponto), agora ponha a cebola, a castanha e amendoim  batidos no liquidificador, junto com os camarões (agregue um pouco de água para facilitar bater) ( reserve alguns camarões  para por inteiro ou mesmo enfeitar o prato, agora ponha o azeite e prove para saber se precisa de sal, deixe cozinhar um pouco e tá pronto.
 
Você poderá  acompanhar o Carurú com Galinha cozida, frita ou assada.  Peixe frito, ou cozido, Camarões ou uma boa Mariscada. E também fica muito bom com sardinhas fritas, arraia de moqueca etc...
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

"Feijão Mangalô Refogado com Camarões Secos"

O Mangalô só dá de tempos em tempos, porisso quando está no tempo, temos que preparar, porque é um tipo de fava-feijão sabrosíssimo  e muito prático de ser preparado. Além de acompanhar qualquer tipo de carne,  peixe, frango etc.



1 kg. de Mangalô fresco catado ou a porção que voce quiser cozinhar.
200 g. de camarões secos  (retirado o rabo e os olhos) + Um tomate cortadinho miúdo
2 cebolas + 4 dentes de alho + 1 colher  (sopa)  de colorau + 1 colher de chá de pimenta do reino + 3 ramos de coentro +  2 de cebolinha verde + 50 ml. de azeite doce + 2 colheres de azeite de dendê  + sal à gosto  (lembrando que o camarão vem salgado)


Lave o feijão em agua, escorra e leve a cozinhar só em água e um pouquinho de sal. Quando estiver macio o grão, escorra a água do cozimento,  corte a  cebola  miúda,  rale os dentes de  alho e leve a refogar no azeite doce, acrescente o tomate o colorau, a pimenta do reino, a cebolinha verde, ponha metade dos camarões  triturados e a outra  metade inteiros, e  ponha o  água  fervente  e o feijão já escorrido, acerte o sal e agora bote o azeite de dendê, deixe cozinhar mais um pouco para engrossar o caldo agora ponha o coentro cortadinho e pode desligar o fogo e deixar a panela abafada até a hora de servir. Bom apetite! 




 








 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

"Pãozinho de Jesus recheado com Frango e Requeijão e Selos"

Esse pãozinho na verdade é  uma receita de pão escaldado como carolinas, mas a semana passada eu vi também no Programa do mais voce; entretanto eu tenho livro e uma revista com essa  receita, vai a foto aí pra que voces vejam de fato.


Eu tenho esta revista a uns 10 anos, e pouco pego nela, porque aprendi todas as receitas que nela possui, ai terminou que ela ficou abandonada dentro de um armário onde guardo muitos livros de receita, inclusive outros que também tem a mesma.


Aquí eu já tinha mexido a massa numa panela e agora vou  bater os ovos de um em um, até a massa absorver todos. Fica uma massa delicada e eu faço os pães usando um saco de confeito.


Essa receita me renderam  tres assadeiras desta, mas eu assei 2 e deixei a outra prá assar no dia seguinte, (guardei dentro da saco de confeitar dentro da geladeira) porque senão não teria gulosos suficiente pra comer. Ao todo renderam 34 pães, e outra coisa  fica 3 a 4 dias na refrigerador tanto assados, como esperando ser formados e  assados, e em perfeito sabor, o que é muito bom!
 
 
Ponha   2 xícara de água   >  (eu ponho metade leite, porque só gosto de tudo gostoso ) 4 colheres de margarina +2 colheres de queijo ralado + 2 colheres de açúcar + 1 colhere de chá de sal (rasa) + 2 xícaras de farinha de trigo+5 ovos ( só vai usar os ovos depois que mexer amassa no fogo) 
                                                                  
Ponha uma panela no fogo com o leite agua sal açúcar, margarina, queijo e deixe ferver  ( exceto os osvos ) mexa, agora ponha a farinha de uma só vez e  continue mexendo que vira uma massa e voce despeja numa tijela de batedeira e vai mexendo prá esfriar bastante, depois liga a batedeira e vai acrescentando um ovo e deixando a massa absorver, e pondo outro e outro, até acabar todos. Agora ponhe a massa num saco de confeito (se não tiver faz os pães com 2 colheres molhas na agua) e forma cada pão numa assadeira untada com margarina e farinha. Asse o pão até ficar levemente dourado.  Gente aquí eu dobrei a receita.
 
Obs: Voce pode rechear com frango e requeijão cremoso, bacalhau, carne, cenoura refogada misturada , com milho e ervilha.  ( esses eu recheei com frango e requeijão cremoso) 
Olha pode também fazer a massa doce, pondo um pouco mais de açúcar e recheado com creme de pasteleiro ou doce de leite e ameixa, doce de cenoura c/ coco, abacaxi c/ coco ou o recheio que voce desejar e depois ainda cobrir com chocolate derretido (aí vira bomba, mais fica delicioso) aquí nas docerias finas custa  R$ 8,00 apenas uma bomba doce recheada de creme, ou doce d/leite/ameixa.

Tenho um cunhado que me chama prá passar o dia na casa dele, só prá que eu faça essa goloseimas..


Aquí já estão assados e bem fofinhos. E eu dei o nome de pão de Jesus por não levar fermento.

  
Quero agradecer este mimoso selinho que recebi da  amiga Márcia de um blog de  Portugal                   http://pratacasas.blogspot.com.br  que me mandou este mimoso gatinho e que estou passando para as amigas baixo citadas, não passo para muitas outras, não que elas não mereçam, mas sim porque são poucos os selos que tenho para oferecer.  Que me perdoe as que não ganharem.  
 
 
 
http://www.cozinhandocomjosy.com      Da amiga Josy 
 
http://regina-receitas.blogspot.com.br     Da amiga Regina
 
http://cozinhaterapiavovozinha.blospot.com.br  Da s amigas Rosinha e Terezinha
 
www.cousasdemilia.com  Da amiga Milia
 
http://katmont.blogspot.com.br  Da amiga Kate Monteiro
 
                        http://tentacoessobreamesa.blogspot.com.br Da amiga Lenita
 
A brincadeira continua e voces passarão este SELO a algumas  amigas! 
 
Mais uma vez agradeço a amiga Márcia do http://pratacasas.blogspot.com.br  e te ofereço estes mimosos pãeszinhos que infelizmente voce só poderá degustar, se preparar a receita hehehehe. Muitos beijos amigas.
  
 
 



 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

"Feijão de Corda com Legumes"

Gosto muito de um feijão enriquecido com legumes e verduras. Faço por achar gostoso e aproveito prá comer verduras de uma forma bem saborosa.




Ingrediente:

1 feixe de fejão de corda (depois de catado rendeu  1,100kg. ) (voce pode comprar já catado)
500 g. de charque + 100 g. de toucinho + 200 g. de costela salgada + 100g. de bacon +20 de lnguiça + 500 g. de carne dura de boi + 2 cebolas + 3 dentes de alho + 1 ramo de hortelã + 1 colher de colorau + 1 colher chá de pimenta do reino + Um pouco de quiabo + giló + abóbora +cenoura + maxixi +ml.  100  de óleo (para refogar as carnes).

Escalde as carnes salgadas, ponha uma panela no fogo, esquente, deite as carnes e vá fritando para dourar e acrescente a carne de boi, refogue mais um pouco e ponha cebola cortada o alho e os outros tempêros, sempre mexendo para não agarrar no fundo da panela. Agora acrescente agua fervente e ponha o feijão, continue cozinhando e quando á carne e o feijão já está quase ficando no ponto acrescente os legumes e mais um pouco d'água deixe a verdura amaciar e tá pronto.






 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

"Ensopado com legumes"

Lá vem ele tôdo se achando o merlhorzinho, mais ele é de carne de segunda, e prá ser comido dia de terça. Eu não disse, que ele é metido!!! Durante a semana sempre faço um ensopado  de costela de boi ou porco,prá comer com o feijão que  sobra do dia anterior.




Um pedaço de carne, boi,  porco,  carneiro ou  bodi + sal ao gosto +  alho + pimenta do reino + colorau + hortelã + cebola  e  vinagre + 50 ml. de óleo pra refogar a carne.

Faça um tempêro com tudo a cima, ponha na carne e deixe marinar uns 30 minutos, prá pegar gosto. Esquente uma panela adequada e ponha o óleo, deite a carne na panela e vá virando e deixando o tempêro secar e virando novamente até dourar tudo. Aí ponha um pouco d'água fervente e abafe a panela e de vez em quando olhe e ponha mais um pingado d'água até ficar mácia e acrescente os legumes e mais um pouco de água até cozinhar tudo e ainda ter caldo.

Obs: Aquí eu coloquei batata, cenoura e espinafre, mas voce pode acrescentar tudo que desejar. eu sepre tô trocado, cada vez um tipo de legume, a fim de variar. Fica bom com giló, abobora, quiabo e outras...


Acompanha bem com um arroz branco e um resto de feijão dormido hehehhehhe..







 

domingo, 16 de setembro de 2012

"Assado de porco com Banana da Terra de Capote"

Havia alguns meses que não fazia um Assado com Bananas de Capote, e eu disse ao meu marido, que ele seria felizardo que eu prepararia ainda esta semana, e ele me respondeu que eu só iria fazer porque queria postar, mas não é que ele acertou, o danado é adivinho... heheheheh.


Fiz essa saladinha de Acelga, repolho e tomates, prá quebrar a gostosura.

Ingredientes:

Um bom pedaço de carne de porco de 11/2 a 2 kg. + 4 dentes de alho + 1 colher de chá de pimenta do reino + 1 cebola ralada  + 1 colher de sopa de colorau + 100 ml. de vinagre +  1 colher sopa cheia de sal +  4 cravos da índia + 1 folha de loura lascada em miúdos +  100 ml. de óleo para refogar a carne.

Faça o tempero ralando o alho a cebola e acrescentando tudo bem esmagado, esfregue na carne e deixe ela de um dia para o outro dentro de um saco próprio para guardar alimentos  e na geladeira ( virando o saco   dento de um vasilhame para pegar tempêro em toda a carne )

Obs. Antes de começar a cozinhar a carne, ponha uma chaleira de água no fogo. Toda cozinheira que se presa faz isso ( Eu aprendi isso ainda quando era menina.)

No dia seguinte ponha uma panela para esquentar no fogo e despeje o óleo e assim que estiver bem quente tire a carne e reserve o tempero que ficar no saco. Deite a carne e vá dourando cada  lado dela para fechar todos os poros e quando estiver bem dourada, despeje o tempero do  saco e  vá virando a carne. Daí você vai acrescentando  água  fervente  aos poucos para  cozinhar a carne em pouco caldo e ficar bem saborosa e quando a carne estiver bem macia você para de por água e vai virando e virando e deixando o caldo secar. Depois ponha o assado num refratário e rodeia com as bananas já recheada como requeijão e Leva ao forno para terminar e ficar assada a carne e a banana.

Para a banana no capote:

À parte cozinhe  4 a 6 bananas da terra bem lavada com casca, depois você abre cada banana ao meio, sem deixar atingir o outro lado, e  ponha uma fatia de requeijão, deixando a casca  da banana em ( Eu costumo colocar o pedaço do requeijão no congelador depois passar  no ralo grosso ( mas você pode por as fatias também polvilhe- as com queijo ralado que vem no sachê de compra ( A minha mãe ainda botava mel por cima da banana, mas eu prefiro assim para não enjoar) 

Fiz Um "Feijão de Corda"  refogado na manteiga e uma farofa,  prá comer com essa carne, mas outro dia eu posto, fico devendo e prometo não demorar.




 

sábado, 15 de setembro de 2012

"Moqueca de Arraia com brócolis"

Está aqui uma moqueca típica da Bahia. (exceto quando é feita em  outro Estado)  Gente gosto muito de arraia por não ter espinhas, até criança pode comer sem nenhuma apreensão, e também um prato que preparamos muito rápido. Quando faço moqueca de arraia aqui em casa e a minha prole fica sabendo, manda logo que guarde o deles congelado para quando vierem levarem, e eu como uma mãe que gosta de paparicar os filhos, guardo até o dia que eles chegam.....
 
 
Aqui fiz um pouco de pirão com uma parte do caldo (pirão de farinha de mandioca) 
que fica uma delícia. Experimentem! 
 
Aqui nos temperos também vai limão , mas eu esqueci de fotografar hehehehe...  são 3 limões. 1 1/2 para  lavar o peixe e 1 1/2 para temperar. Ok?
 
Ingredientes:

1 kg.   de arraia  + 1 colher de sopa de sal + 2 dentes de  alho + 2 cebolas  +  2 tomates + ramos de coentro + cebolinha verde + 3 limões + 2 colheres de azeite doce  + 4 colheres de azeite de dendê + 200 ml. de leite de coco + 10 ramos de brócolis e algumas azeitonas.

Preparo:
Trate a arraia tirando toda a pele, corte em pedaços e lave esfregando 1 1/2 limão para sair  qualquer cheiro de peixe reserve. Agora machuque o alho com o sal e rale 1 cebola,  esprema o resto do limão e ponha o peixe  nesse tempero. Depois corte a outra cebola e os tomates em rodelas, corte o coentro e a cebolinha, e arrume o peixe numa frigideira com esses temperos e  deixe descansar uma hora e ponha os brócolis,  depois despeje o leite de coco o azeite dendê e o azeite doce e leve ao fogo até cozinhar e acrescente as azeitonas  e quando a moqueca cheirar deligue deixe abafada com a tampa e aguarde alguns minuto para servir.


Obs: Nunca ponha pimentão verde  na moqueca (só vermelho ou amarelo), pois ele muda o sabor do peixe.




Gente juro que não aguentei e fiz uns bolinhos " Banana Cake " porque estava desejando, que nem grávida, aí o jeito foi fazer essas gostosuras.




Misturei 2 xícaras de farinha de trigo com 1 xícara de açúcar e 3 colheres de sopa de manteiga e quando virou uma farofa eu machuquei 2 bananas d'agua e misturei a farofa, bati 2 ovos até ficarem fofos e agreguei a massa mais 100 ml. de leite de coco e 1 colher de chá de fermento em pó, Enchi 15 forminhas de empadas grandes (já untadas) e em cada uma ponha uma rodinha de banana e pedacinhos de chocolate, e levei ao forno. Dourou e cheirou  tá pronto.

Ficaram  malvados esses bolinhos!!! E eu degustei sem pena de ser feliz.....

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

"Arroz de bacalhau cenoura e brócoles"

 
Ontem fiz as panquecas a noite, mas do bacalhau que dessalguei ainda ficou 500 g. e hoje a preguiça tava grande, resolvi fazer algo rápido e terminei por optar pelo arroz que é vapt-vupt.

 



500 g. de bacalhau  dessalgado (cortado aos pedaços) 1 1/2 xícara de arroz + 1 cenoura (em rodelas finas) + 300 g. de brócoles + 1 tomate  + 1 cebola + 1 dente de alho + 1 cubo de caldo de bacalhau
4 colhres de azeite

Começe pondo uma chaleira de água para esquentar, quando estiver fervendo, ponha o azeite em uma panela e frite a cebola, o alho e ponha o arroz, e logo água cobrindo o arroz uns 2 dedos acima, depois de 15 minutos ponha o brócoles, a cenoura e o cubo do caldo de bacalhau e quando o arroz já estiver bem inchado pode colocar o bacalhau e provar o sal; (se necessário acrescente) quando vê que já tá bom e ainda com caldo ponha mais um fio de azeite tampe e desligue. deixe abafado e depois sirva.







 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

"Panquecas com massa de arroz e recheio de bacalhau"

Já faz tempo que eu não preparava umas panquecas, e hoje eu lembrei que seria bom fazer para degustar e também postar uma panqueca diferente, da que voces tem costume de fazer.
Gente essa massa fica bem fofinha, e é uma verdadeira delícia.

 
 
 
 

Ingredientes Para a massa:

1 xícara de arroz cozido (sobras)  + 1 1/2 de farinha de trigo + 1 1/2 de leite  +  2 ovos + 1 colher cheia  de manteiga derretida  + 50 g de queijo ralado +  1 pitada de sal + 1 pitada de fermento em pó

Bata no liquidificador todos os ingredientes e vá despejando porções na panquequeira,e quando assar um lado, vire  e  termine de assar e  recheia-la   cada  disco pronto.

Ingredientes do Recheio:

500g. de bacalhau dessalgado + cebola cortada bem miúda  + 1 dente de alho + 3 colheres de azeite + 50 ml. de leite de coco + 3  raminhos de coentro + 1 cenoura passada no ralo grosso.

Corte o bacalhau na ponta da faca bem pequeno reserve.  Agora esquete uma panelinha ponha o azeite e refogue a cebola, o alho, ponha o bacalhau e depois a cenoura e em seguida o leite de coco, depois,  refogue bem por uns 5 minutos  e já pode recheia-la os discos de panqueca.

Ingredientes  do molho
Fiz um molho com 1 colher e sopa de maionese  + 3 colheres de requeijão cheda e 50 ml. de leite.

Faça o molho despeje nas panquecas e polvilhe-as  com queijo ralado.

Obs: Essa massa me rendeu 10 panquecas grandes, mas se a sua panquequeira  for daquelas menores ou  voce  for fazer em frigideira média vão render bem mais, uns 15 a 18 discos.




 
 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

"Bolo de Carimã Puba"

Ah gente, eu não sei viver sem um bolinho pró café,  posso até ser mal compreendida e passar por gulosa. Se gostar do que é bom é ser gulosa;  tá aquí uma bem intitulada gulosa! Vim de um banco e os meus olhos cresceram quando passei defronte a feira e vi, vendendo (Carimã) fesquinha, ah... não deu outra, comprei logo a carimã e um coco seco, corri para casa prá fazer este bolinho aquí postado.


 
 
O bolinho ficou bem assado porque eu esqueci ele um pouco mais no forno, mas ainda assim ficou bom, e a prova é que não sobrou nada.
 


Ingredientes:

3 xícaras de massa de carimã + 1 coco seco  + 1 litro de água para bater o coco + 2 xícaras de açúcar + 2 colheres de (sopa) manteiga + 1 pitadinha de sal + 3 gemas de ovos (sem pele) e 1 clara só.

Descasque o coco e corte em pedaços ou passe no processador e depois bata no liquidificador com a água e passe numa peneira fina espremendo o bagaço pra retirar todo o leite e reserve.
Bata a gemas com a manteiga e a clara o açúcar e depois acrescente o sal, e o leite alternando com a massa de carimã, a massa fica bem  líquida mesmo ( só fica bom assim) e passe manteiga na forma e despeje e leve ao forno até dourar. É um tipo de bolo que demora  para assar, mas fica indescritível.

Obs: Eu costumo aquecer a água que vou bater o coco, para extrair todo o leite.



 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

"Bolo de frutas Pêra Maçã e Manga"

 
Queria levar algo para  sobremesa prá casa da minha filha, mas tinha que ser mais light, senão logo ela exclamaria: Não disse que está cortando calorias? Por que faz sobremesa e ainda cheia de condensado? E eu que já passei da idade de levar broncas, me firmei logo na crumble de frutas, e  que já tinha a desculpa  ah, menina é de fruta. Ela tá sempre reclamando comigo e o pai, dizendo que precisamos viver bastante. Mas eu não quero viver  bastante, porém privada de tudo. Eu quero simplesmente "viver" fazendo minhas artes e degustando muitas das artes, em casa e fora também. é o que levamos da vida, as vivências e o que saboreamos ao longo dos anos.

 
Com esta receita que fiz renderam 2 bolinhos. Uma fôrma de 27 de comprimento e outra redonda  de 20 cm. de diâmetro.
 
 
 
Esse bolinho derrete na boca!! Eu tinha que deixar escondidinho no fundo da geladeira, prá que os meus olhos não avistasse ele tão cedo. Mas digo que daquí prá sexta feira eu como esse danado!
 
 
 
 
Ingredientes:
4 ovos + 1 e1/2 xícara de açúcar + 200 ml. de leite + 1 xícara de margarina + 1 pêra + 1 maçã + 1 manga . 2 colheres de açúcar misturado c/ canela em pó para povilhar por cima depois que despejar na forma e arrumar as frutas.   ( Toda as frutas cortadas em fatias finas)


Na batedeira, bata os ovos, clara e gemas ao mesmo tempo e vá adicionando o açúcar, e a margarina e batendo mais e agregando o leite a farinha alternando um e outro. Agora despeje na forma untada e enfarinhada, arrume as fatias de frutas alternando uma e outra até ter colocado toda a superficie do bolo, polvilhe com açúcae e canela e  leve ao forno uns 45 minutos até dourar.







 

domingo, 9 de setembro de 2012

"Churrasco de Espetinhos Mistos de Forno"

Hoje passamos o dia  na casa de minha filha Eva, e lá fizemos um churrasco de espetinhos. A muitos dias que ela vem me convencendo que eu preciso sair mais e ter dias diferentes do habitual. Pronto, convenceu a mim e ao pai, que esse é muito  difícil tirarmos de casa, mas parece que filho quando cresce opera milagres.... uffa conseguimos, e fomos nós, e caimos na cozinha a fazer....


   
 
Churrasco  separamos o frango em pedaços  +  carne do sol em pedaços e dessalgada + bacom e corações de frango + Figado de boi aos pedaços  + Linguiça de churrasco e Temperamos com sal de ervas  e levamos ao forno até ficar no ponto.
                                                                                      
E enquanto as coisas assavam nós bebericavamos um vinho que meu genro gelou de véspera, só prá manter o sogro bem animado, e eu seguir a todos na carona do copo, que ninguém é de ferro...
 
 


Fizemos também um fejão verde refogado no bacon, cebola e alho, mais uma salada rapidinha de folhas de alface galega e repolho roxo e também uma farofinha com cebola  e manteiga que ficou irresistivel.



Muito obrigada filha (querida), por me cercar com tanto carinho e afago, o dia foi maravilhoso e a viagem de volta também foi tranquila. Olha Eva  até esqueci de fotografar os outros pratos só me interessei com o churrasquinho hehehhehh. Beijos mãezinha. Boa semana de trabalho e te espero na proxima semana, viu?


 

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

"Lombo de Lagarto de Boi"

 
Hoje aquí é feriado, é dia da Pátria, o nosso 7 de setembro , a principal data do calendário Brasileiro e na qual comemoramos a Independência do Brasil. E eu comemoro na cozinha, fazendo o que gosto de comer.

INGREDIENTES: 1 Lagarto de boi   (esse deu 1.k 350g.) Tempere com alho, sal, colorau, pimenta do reino, louro, vinagre, e uma cebola ralada (de preferencia de véspera, dormir na vinha d'alho)
100 ml. de óleo, para refogar e fechar os poros da carne.

PREPARO:

Numa panela de uns 26cm. de diâmetro, esquente o óleo e dispoha a carne e (reserve o vinha d'alho que sobrou, só depois que estiver bem dourada  é que voce acrescenta o caldo do tempeo, aí deixa refogando mais um pouco e vai acrescentando agua fervendo, para a carne não perder temperatura, e vai acrescentando mais e mais sempre que o caldo for  diminuindo, até ficar cozida  e com o molho grosso.

Farofa de Bacon, cenoura desfiada, cebola e ameixas (todas as vezes que faço lombo ou assado de porco ou boi eu faço também essa farofa, porque se eu não preparar antes, eles pedem de última hora)

A farofa voce, pica e frita o bacon com um pouco de azeite, põe a cebola cortada em pétalas, acrescenta a cenoura desfiada, acerta o sal, põe umas ameixas se quiser e 1 e1/2 xícaras de farinha de mandioca está pronta uma farofa bem gostosa.( eu faço essa farofa até com banana da terra e fica ótima)



Um macarrão simples com molho de tomate, ervilhas e milho verde.

 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

"Galinha Esguixada com Ervas"

Desde muitos anos que faço esta galinha aberta pelas costas, que pega tempero mais rápido e fica bem assadinha. Aquí todos adoram comer acompanhada de salada com macarão ou com arroz, ou só   com uma saladinha de feijão branco. No caso aqui fiz com salada mista de legumes e também preparei umas batatas hasselback. ( Esta batata é da Luisa Alexandra) Obrigada amiga Luisa, ficaram deliciosas e bem assadinhas.

                                        Galinha Esguixada porque ela é aberta pelas costas.
Batatas Hasselback ( receita da Luisa Alexandra )
 
As batatas voces vão ao blog da Luisa pra fuxicar por lá.

Prá salada eu cozinhei no vapor: Cenoura picada, abóbora, quiabos e giló cabacinha e abobrinha, e fiz um molho  à vinagrete com:  Vinagre,celola picada, 1 dente de alho, sal, azeite e semente de coentro que dá um sabor bem diferente e um diferencial a salada. Experimentem!


 
Sementes de coentro, são bolinhas bem miúdinhas e bem cheirosas, que sempre tenho na minha cozinha.
 
Ingredientes para o preparo: 1 galinha da sua escolha, 11/2 colher de sopa de sal, alecrim, louro, tomilho, pimenta do reino,1 cebola média ralada, 1  colher de colorau, alguns detes de alho, e 100 ml. de vinagre e 2 colheres de molho shoyo. Ah! um poco de óleo para molhar o frango antes de ir ao forno.
 
Ralo o alho e a cebola com o sal, as erva, a pimenta do reino, colorau e misturo todo o resto neste pratinho de tempêro até ficar esmagado e bem patosa a mistura, acrescento shoyo e vinagre e reserve até tratar a galinha.
 
 Comece lavando bem a galinha com limão ou com  vinagre e abrindo-a pelas costas, e também forçando quebrar o osso do peito, prá que ela fique bem deitada sobre o tempêro. Agora passe todo esse tempero nela e deixe já na assadeira ondo vai para o forno. Eu costumo temperar à noite e assar pela manhã, o segredo para assar bem rápido é dá uma fervura no fogo, já na assadeira, eu tampo com uma tampa de panela grande , ou com outra assadeira do mesmo tamanho, deixo fervendo abafada, e com alguns minutos eu levo ao forno só para ficar douradinha. E é melhor porque fica bem macia e dourada, sem resecar. Experimentem fazer dando essa cozinhada antes do forno. 
 
Gente esse prato de fazer tempêro é o meu maior aliado na cozinha,  ele e de madeira, torneado e tem um machucador, faço tudo com ele. Tempero carnes, frango, peixe, camarão, mariscos. Minha filha diz que eu gosto mais do prato de tempero que do marido, hehehhehehheheheh. Vai ver, que é porque ele me ajuda demais e fica comigo até tarde na  cozinha rsrsrrsrrsrrsrsrrs, brincadeira, eu sou assim mesmo, se não abusar, não sou eu.
 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

" Torta de arroz e sobras de carne"

Na geladeira tinham sobras de carne de porco e boi, pedindo me coma, eu disse é; pois voce vai virar uma torta, e  a hora do café agradece! Lá fui eu prá cozinha,  depois de passar o dia fora e almoçar na casa da minha filha.


Ingrediente do recheio:

Sobras de carne, que voce pica ou processa, ervilhas em conserva e milho se quiser, 3 colheres de molho de tomate, 1 cebola + 1 tomate, cebolinha verde e mais o que gostar.

Refogue a cebola no azeite, ponha o tomate, a carne processada, o molho de tomate, ervilha o milho
cebolinha deixe ferver um pouco e reserve, enquanto bate a massa o recheio esfria.


Ingrediente da massa:

2 1/2  xícaras de sobras de arroz + 2 xícaras de leite  + 3 ovos + 150ml. de óleo  vegetal + 50 g. de queijo ralado + 1 xícara  de farinha de trigo + 1 colherinha de sal + 1 colher de sopa de fermento em pó.

No liquidificador ponha primeiro os líquidos, depois acrescente o resto bata bem até ficar cremoso e numa forma untada despeje a metade, ponha o recheio reservado e despeje o resto da massa. Leve ao forno pré aquecido uns 40 minuts ou até cheirar e dourar

Obs: Eu gosto de depois que despejo tudo, dá uma mexidinha na massa com um garfo, a fim de misturar um pouco, acho que fica melhor.










 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

"Filé de frango com repolho e abobrinha salteados"

Já disse aquí que estou precisando de dieta, na verdade aliviar mais nas comidinhas com alto teor calórico, pois a idade já não permite esse exagero de gostosuras ingeridas durante quase que o ano inteiro. Prometo aquí tentar só sair dos trilhos nos finais de semana, rsrsrs... porque ninguem merece  só viver de regras alimentares. Então vai aí a  primeira refeição bem aliviada...




Tempere alguns filés de frango com alho, sal, pimenta do reino e uma pitadinha de páprica ou mesmo colorau, que é dá um tom dourado nos filés. Numa frigideira grande, aqueça azeite  e deite os filés, virando-os quando necessários e pronto isso, reserve.  Jogue o repolho cortado em laminas largas na mesma frigideira, pingue mais um poco de azeite, salteo-os  virando e quando amolecerem um pouco, acrescente a abobrinha e faça o mesmo. E ta aí uma refeição bem mais leve, siva-se com arroz .





 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

" Bistecas Aceboladas & Salada Mista "

Como no sábado estava a esperar o meu primogênito, achei melhor preparar bistecas, que agradaria a ele e também a mim e ao pai, afinal todos aquí pegam pesado no prato, hehehehehhehehehehhe!

Fiz também uma macarronada com salame e uma saladinha mista para aliviar no colesterol e pensar que estou mesmo de dieta. Até parece!!! Vosces não sigam o meu exemplo, e aliviem nos lípideos e só façam extravagâncias  de vez em quando, quase nunca...



Ingredientes:

1 e 1/2 kg. de Bistecas de porco  (ou quanto baste para ser servido)
4 dentes de alho graúdos (ou mais se forem pequenos)
Sal  1e 1/2 colher de sopa
Pimenta do reino + colorau   + alecrim  + louro
1 cebola radada no ralo fino  ( só para ficar líquida)
50 ml. de vinagre
100 ml. de óleo ( para frita-las )

1 cebola grande cortada em pétalas  ( para no final, salteá-las na gordura restante )

Esmague o alho no sal acrescente os outros ingredientes mais o vinagre e ponha as bistecas de vinha d'alho de preferencia de véspera, pois fica bem temperadas e macias.

Agora ponha uma panela alta no fogo  (eu gosto de fazer na panela de pressão de 7,5  litros  sem tampa) deixe esquentar bem, ponha o óleo deixe aquecer mais, então vá deitando as bistecas de duas em duas e virando-as quando estas já estverem bem douradas, e depois, feito isto com todas, jogue as cebolas cortadas em pétalas, salteias  rapidamente, só para dá cheiro e sábor ao prato e  está pronto.

Obs: O detalhe da panela de pressão é só para não sujar o fogão. que eu não sou escrava. hehehhehe!!


O Macarrão, eu fiz com espaguette, mas voce faz com a massa que desejar, al' dente.. Depois salteia no azeite doce 1 cebola  picadinha e um alho,  joga umas lascas de salame ou presunto vai mexendo, acrescenta 1 sachê de molho de tomate, 1 de creme de  leite,  acerta o sal, deixa  ferver e põe  a massa al'dente dá uma virada com  um garfão  e também já tá pronta



A salada voce faz a mistura do seu gosto e é bem rápido ajeita-la e servi- la tudo a tempo e a hora. E bom apetite que ninguem é de ferro.


Aquí eu  fiz  com  couve  flor  e cenoura  no  vapor + agrião azeitonas  e tomates  cereja.

Ah! Faça um molho de azeite extra,vinagre sal e temperos vedes para a salada, todos agradecerão.